Exames Laboratoriais
Cães e gatos precisam de exames regulares para prevenir doenças ou permitir que se faça um diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde.
Um rápido diagnóstico facilita o tratamento e aumenta a chance de cura. Por serem pacientes que não podem falar o que estão sentindo, os exames de laboratório ganham uma importância absurda, pois os primeiros sinais clínicos das doenças podem não ser tão fáceis de serem percebidos.
Conheça quais são os principais exames veterinários realizados na Clinicão!
Hemograma | Exame de urina | Exame coproparasitológico (exame de fezes) | Exames bioquímicos para função renal | Exames bioquimicos para função hepática | Exames de glicemia | Vários outros.
Exames de Imagem
Ultrassonografia
O exame de ultrassom veterinário permite analisar, em tempo real, o tamanho e a textura de órgãos internos do seu pet, sem a necessidade de cirurgias e sem o uso de radiações.
Raio-X
Diferente do que muitos pensam, o exame de Raio X veterinário não mostra apenas ossos e fraturas. É possível avaliar várias estruturas (especialmente do tórax) que são importantes na identificação de neoplasias ou no check-up veterinário, por exemplo.
Vacinas
A Clinicão tem um completo centro de imunização, com vacinação periódica para cães e gatos desde os primeiros dias de vida do animal. O serviço garante a prevenção de diversas doenças, oferecendo mais saúde e qualidade de vida para os animais. As imunizações realizadas pela equipe da Clinicão contam com uma diversificada linha de vacinas importadas para a proteção dos bichinhos.
Os procedimentos de vacinação para cães devem ser iniciados a partir dos 45 dias de vida com doses da vacina polivalente, gripe canina, giardia e vacina antirrábica. Já para os gatos, a vacinação recomendada é a partir dos 2 meses de vida, com doses da quádrupla felina e vacina antirrábica.
Lembrando que o protocolo vacinal é individual e elaborado conforme avaliação do médico veterinário.
Aplicação de Microchip
O Microchip é um minúsculo dispositivo eletrônico (do tamanho de um grão de arroz), fabricado em biovidro, material que não provoca rejeição e não causa nenhum prejuízo à saúde. Esse chip armazena um código numérico único que identificará seu pet em qualquer lugar do mundo, é como um o RG. Ele é implantado por meio de um procedimento simples, indolor e rápido, e o médico veterinário é o único profissional que pode realizar esse procedimento.
Se o seu animal se perder ou fugir e for encontrado por alguém que o leve até uma clínica, centro de resgate, posto policial ou abrigo, o veterinário responsável utilizará uma leitora para identificar o número do chip e terá acesso aos dados do animal e do tutor e entrará em contato com você imediatamente.
Testes Rápidos
Snap 4Dx
Considerado um teste rápido o SNAP 4Dx utiliza uma pequena quantidade de sangue e, fornecendo o resultado em alguns minutos, é possível verificar se o animal é positivo para uma ou mais das quatro doenças mais comuns transmitidas aos cães: a Erlichiose, a Anaplasmose e a Doença de Lyme, todas essas transmitidas por carrapatos, além da Dirofilariose ou doença do verme do coração, que é transmitida por mosquitos.
FiV/FeLV
O vírus da imunodeficiência felina (FiV) e o vírus da leucemia felina (FeLV) podem causar muitos tipos de doenças e morte em gatos infectados. Estes vírus não infectam humanos ou outros animais, mas todos os cuidados devem ser tomados pelo bem dos gatinhos.
Parvovirose
O parvovírus canino é um vírus contagioso que afeta principalmente cães. O CPV é altamente contagioso e é transmitido de cão para cão pelo contato direto ou indireto com suas fezes. As vacinas podem prevenir esta infecção, mas a mortalidade pode chegar a 91% nos casos não tratados.
Cinomose
A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12).
Leishmaniose
É necessário fazer um teste sorológico antes de iniciar a vacinação contra a leishmaniose. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) exige a realização do exame previamente ao início da vacinação. Somente animais assintomáticos e negativos devem ser vacinados.
Criocirurgia
Também conhecida como crioterapia, é um processo terapêutico baseado no tratamento de lesões pelo frio. O resfriamento rápido da pele provoca inúmeras alterações imunológicas e destruição dos tecidos, inclusive, podendo induzir à morte celular programada (apoptose)